Linhas de Pesquisa

 

Caracterização e Diagnóstico de Sistemas Marinhos e Costeiros

 

A caracterização e diagnóstico ambientais são etapas essenciais no processo do Gerenciamento Costeiro. Elas, de forma genérica, devem responder às perguntas de como está organizado o ambiente marinho e costeiro e de como se encontra seu estado de uso e conservação. Dentro da premissa integrada e multidisciplinar do Programa, essa linha enfoca o sistema ambiental costeiro como uma organização dinâmica de seus componentes ecológicos, econômicos e sociais.

As pesquisas que os professores vêm realizando nessa linha envolvem, destacadamente, temas como inventário e avaliação de recursos estuarinos, marinhos e costeiros, análise da deterioração de recursos e oportunidade econômica de sua utilização, análise de impactos ambientais e estudos sobre a socioeconomia costeira.

 


 

Planejamento e Gestão Ambiental de Sistemas Marinhos e Costeiros 

 

Planejamento e Gestão são atividades fundamentais do Gerenciamento Costeiro Integrado e configuram uma linha de pesquisa essencial do PPGC. Basicamente essas etapas do GCI tratam de resolverem o melhor uso e ocupação dos oceanos e costas e buscam a solução de potenciais conflitos advindos de tais usos e ocupação.

Essa linha abrange estudos que incluem planejamento territorial, promoção do desenvolvimento econômico sustentável, resguardo e recuperação de recursos, resolução de conflitos por uso dos recursos costeiros, proteção da segurança pública contra eventos ambientais num contexto de mudança climática global e garantia do acesso às águas e terras submersas públicas costeiras.

 


 

Políticas Públicas e Governança Marinha e Costeira

 

A linha de pesquisa Políticas Públicas e Governança Marinha e Costeira compreende dois fatores essenciais para o processo global do GCI. São eles:

 

I - o contexto político onde ocorre; e

II - as soluções administrativas e institucionais para a sua implementação e execução.

 

O contexto político para a realização de planos e programas de GCI é dado pelo estabelecimento de políticas públicas governamentais voltadas às questões ambientais e aos ecossistemas marinhos e costeiros. Tais políticas geralmente aplicam princípios internacionalmente debatidos e aceitos em Convenções como aquelas relativas à Convenção Mundial para o Direito do Mar das Nações Unidas. Portanto, o Programa de Gerenciamento Costeiro forma profissionais aptos a trabalhar na análise e proposição de novos aspectos dessas políticas públicas.

As soluções administrativas e institucionais são outros aspectos maiores da linha de pesquisa. Elas relacionam-se com o estabelecimento da governança para a gestão marinha e costeira. Embora não caiba, em última análise, à Universidade o papel de tomadora de decisão nos processos de gestão ambiental, ela pode pesquisar e recomendar as melhores formas para o aprimoramento do processo. Nessa situação, a linha envolve atividades como educação ambiental, envolvimento e empoderamento da comunidade na gestão ambiental, arranjos institucionais, capacitação institucional e de recursos humanos, dentre outros.