Perfil do Egresso

 

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro deverá ter capacidade de percepção, reflexão e abordagem multidimensional (social, econômica, tecnológica e ambiental) e integradora na apreciação das questões de ocupação e uso de sistemas marinhos e costeiros, aberto ao trânsito e diálogo entre as disciplinas e com forte visão sistêmica. Assim, mesmo que sua formação na graduação tenha se dado em uma área específica de conhecimento (disciplinar), sua atuação passa a ser dotada destes novos atributos.

No que tange ao processo de gerenciamento costeiro, estes atributos qualificam o egresso a integrar equipes multidisciplinares que atuam, em linhas gerais, no planejamento espacial de sistemas marinhos e costeiros, na promoção do desenvolvimento sustentável, na conservação dos recursos marinhos e costeiros, na resolução de conflitos de usos e no aprimoramento da segurança ambiental pública nas zonas costeiras.

O egresso desenvolverá suas atividades em instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento (E,P & D), em órgãos governamentais, em organizações não governamentais (ONGs) e em empresas privadas. Nessas instituições, sua formação habilita-o a atuar em diversas atividades, destacando-se:

- Caracterização e diagnóstico de sistemas marinhos e costeiros;

- Planejamento espacial marinhos e costeiro;

- Elaboração de propostas de programas e projetos orientados à zona costeira;

- Gestão e governança costeira;

- Estudo da legislação incidente sobre os sistemas marinhos e costeiros;

- Atividades de educação ambiental;

- Ações comunitárias de envolvimento (processo participativo);

- Avaliação de impactos ambientais.